Muitas pessoas pensam que, para quem busca a queima de gordura, a definição muscular deve ser deixada de lado em detrimento de um bom treino aeróbico. Mas será mesmo que essa é a forma mais efetiva de eliminar gorduras persistentes em determinadas áreas do corpo?
Queima de gordura é diferente de emagrecimento
Embora o ato de emagrecer tenha também o foco em perder gordura, os dois são coisas diferentes. Quando falamos em emagrecimento, estamos atentos à perda de peso, ou seja: a diminuição da massa corporal. O que associamos diretamente aos números da balança.
Já quando falamos em composição corporal, não importa tanto o peso, mas sim os níveis de massa muscular e gordura.
Por exemplo, você já deve ter ouvido falar na expressão “falso magro”, que designa uma pessoa com um IMC com um nível aceitável porém, com um nível de gordura corporal muito alto.
Nesses casos, precisamos fazer a queima de gordura para mudarmos a composição corporal dessa pessoa. E assim ela substituirá a massa de gordura pela muscular.
Como você pode ver, no exemplo acima a pessoa busca uma queima de gordura sem perda de peso. Inclusive, em alguns casos, essa pessoa pode até aumentar de peso por conseguir aumentar a massa muscular.
Você pode gostar também::: 7 benefícios do treino de força para o bem-estar
Definição muscular ajuda na queima de gordura?
A definição muscular acontece através dos processos de hipertrofia, ou seja, o crescimento da sua massa muscular.
E para conseguirmos isso, precisamos apostar nos treinos de força, a famosa musculação. E durante esse treino acontece um processo chamado de glicogênese, que é quando nós usamos nossas reservas de gordura para repor as calorias eliminadas na execução dos exercícios.
Dessa forma, a definição muscular ajuda sim na queima de gordura.
Mas muito mais do que isso, exercícios que visam a definição muscular têm um efeito muito positivo sobre o metabolismo. Isso acontece devido ao aumento de oxigênio que usamos durante o exercício, o que consequentemente aumenta nossa taxa metabólica.
É dessa forma que conseguimos perder peso mesmo durante o repouso.
Nesse sentido, pessoas que buscam apenas mudar sua composição corporal e não perder peso em si, precisam de um plano nutricional bem estruturado para evitar o processo de catabolização. Ou seja, a perda de massa magra para repor as calorias que o corpo perdeu na prática de exercícios.
E para evitar isso, geralmente o seu nutricionista irá recomendar uma alimentação com mais refeições e a inclusão de mais proteínas.
O processo de perder gordura e manter a massa magra é um grande desafio, mas que pode ser vencido! Tudo depende da orientação e acesso à informação que você tem. Por isso, aqui na WA nós contamos com um time completo de profissionais especialistas nas diversas áreas que envolvem o emagrecimento, ganho de massa muscular e saúde metabólica.
E se você gostaria de contar com a expertise do nosso time, o link para começar a sua jornada em busca de mais saúde está logo abaixo!






