Embora Os malefícios do anticoncepcional já sejam conhecidos pelo risco de trombose, complicações cardíacas e perda de libido, os efeitos sobre o ganho de massa muscular e perda de gordura ainda são pouco difundidos.
Um estudo sobre os contraceptivos orais e os seus efeitos em mulheres que praticam atividade física regularmente traz dados interessantes sobre essa relação.
Os malefícios do anticoncepcional no ganho de massa muscular
No estudo que citei acima, 73 mulheres saudáveis com idades entre 18 e 31 anos foram monitoradas durante 10 semanas. Nesse período elas participaram de treinos de resistência física para medir os seus ganhos de massa muscular.
O grupo foi dividido em dois subgrupos: mulheres que não faziam uso de pílula anticoncepcional e mulheres que faziam o seu uso. Todas elas receberam as mesmas instruções quanto às quantidades de proteínas que deveriam ingerir.
As mulheres participaram dos treinos durante três dias por semana, acompanhadas por um educador físico e tiveram amostras de sangue coletadas no início e no fim da pesquisa para comparação dos resultados.
E embora os resultados de ganho de força, aumento da circunferência dos braços e pernas tenham sido semelhantes entre os dois grupos, o ganho de massa muscular mostrou diferenças.
O grupo de mulheres que não fazia uso da pílula anticoncepcional teve um ganho de massa muscular até 60% superior em comparação com as demais.
Pílula anticoncepcional e a perda de gordura em mulheres
As pílulas anticoncepcionais podem diminuir a produção natural de testosterona em mulheres enquanto aumentam a produção de estrogênio. Além disso, ela estimula o fígado a sintetizar uma proteína chamada SHBG (Globulina Ligadora de Hormônios Sexuais).
Leia também::: 5 fatores que aumentam a celulite e a retenção de líquidos
Essa proteína tem o papel de se acoplar aos hormônios sexuais para ser possível o transporte hormonal na corrente sanguínea. Esse hormônio ligado à SHBG acaba não tendo ação no organismo. A verdadeira ação da testosterona no nosso organismo se dá quando ela não está acoplada na SHBG (proteína carreadora) e está livre para poder adentrar o núcleo celular e exercer sua função.
Dessa forma, havendo menos testosterona biodisponível no corpo da mulher, tal combinação propicia o aumento de gordura corporal e diminuição da massa magra.
E essa diminuição de massa magra é o que dificulta a perda de peso. Isso acontece porque a hipertrofia muscular tem papel fundamental no nosso metabolismo basal. Ou seja, na quantidade de calorias que o nosso corpo gasta ao longo do dia, mesmo em repouso.
E-book gratuito
Portanto, é indispensável que a mulher tenha um acompanhamento multidisciplinar, especialmente se ela usa pílulas anticoncepcionais e procura ganhar mais massa muscular. Nesse sentido, o acompanhamento do educador físico, nutrólogo, nutricionista e ginecologista são uma combinação de sucesso.
Espero que este artigo tenha sido esclarecedor quanto ao uso de pílulas anticoncepcionais e sua relação com o ganho de massa muscular. E se você gostou, não deixe de conferir o canal no youtube da Clínica WA, minha clínica especializada em saúde, emagrecimento e longevidade.






