Os 4 tipos de condicionamento físico. Desbloqueie o seu!

Chamamos de condicionamento físico a nossa capacidade de realizar atividades físicas como esportes ou tarefas de rotina. E o condicionamento físico envolve o nosso desenvolvimento músculo-esquelético, bem como algumas questões metabólicas. Isso faz com que o corpo desenvolva melhor a força muscular, potência, resistência e flexibilidade. 

 

Qual a importância do condicionamento físico?

Além de ser o que nos possibilita realizar tarefas do dia a dia, praticar esportes e, em resumo, viver normalmente, o condicionamento físico tem um papel importante na longevidade saudável.

 

Ele auxilia na melhora das funções cognitivas, previne doenças crônicas, controle de peso e principalmente, garante mais chances de chegarmos à melhor idade sem dores. 

 

Nesse sentido, não desenvolver o condicionamento físico pode atrapalhar – e muito – a sua rotina. Atividades simples como dar uma caminhada no parque, brincar com seus filhos ou até a limpeza da casa podem se tornar desafios. 

Quais os tipos de condicionamento físico? 

Existem 4 tipos e todos eles são fundamentais para a sua saúde, visto que cada um trabalha um objetivo específico.

  • Resistência

Fundamental no combate de doenças crônicas, o condicionamento de resistência trabalha os grupos musculares maiores. Sendo eles os braços, pernas e ombros, os quais devem ser estimulados por pelo menos 10 minutos todos os dias. Mas além de trabalhar os músculos, a resistência impacta diretamente na nossa saúde cardíaca e pulmonar. 

 

A nossa resistência é mais trabalhada em exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, bike e natação.

  • Força

Muito conhecidos por seu poder de hipertrofia e mais comumente associado aos jovens, os treinos de força são, na verdade, fundamentais em qualquer idade e garantem nossa saúde nos anos de virão. 

 

Os treinos de força têm como objetivo fortalecer os músculos através do aumento progressivo de cargas. E eles são muito importantes para diminuir a nossa fragilidade. 

 

Por exemplo, quando sofremos algum trauma, como uma queda, os nossos músculos são o que irão absorver esse impacto e diminuir as chances de fraturas. O que se torna fundamental com o passar dos anos, já que naturalmente iremos perder massa muscular e óssea. Logo, manter uma boa estrutura muscular diminui as chances de fraturas e de sarcopenia no futuro. 

  • Flexibilidade

Um tipo de resistência muito negligenciada entre os mais jovens mas que faz toda a diferença no seu bem estar com o passar dos anos. 

 

Talvez você já tenha visto como pessoas de mais idade sofrem para amarrar seus sapatos ou fazer qualquer movimento que envolva suas articulações. 

 

Isso acontece por falta de lubrificação nas articulações, o que pode ser evitado ou diminuído com treinos de alongamento e mobilidade. 

 

O melhor sobre os treinos de flexibilidade é que eles não exigem aparelhos – na maior parte dos casos – e você pode fazer em casa mesmo. Uma boa hora para isso é antes de dormir e logo após acordar. 

Leia também::: Qual a importância da mobilidade articular?

  • Equilíbrio

Nós temos dois tipos de equilíbrio: o estático e o dinâmico. O equilíbrio estático se trata da nossa capacidade em nos mantermos parados e equilibrados quando estamos, por exemplo, em um pé só. Já o equilíbrio dinâmico é sobre nos mantermos equilibrados durante os movimentos. 

E eles são ótimos aliados para melhorar as nossas noções espaciais e evitar quedas. Mas a melhor notícia é que, se você já pratica esportes ou atividades como dança ou yoga, é provável que não precise de exercícios complementares. 

 

Eu sempre falo aqui no blog e nas minhas redes sociais que um corpo saudável é uma construção multifatorial que fazemos diariamente. E ter uma boa rotina de exercícios não é fundamental apenas para uma boa imagem física, mas para uma vida longa e com qualidade. 

 

Mas se engana quem pensa que isso só faz diferença no futuro, ao chegarmos nos 50 ou 60 anos. Na verdade, trabalhar o seu condicionamento físico começa a melhorar a sua vida ainda na juventude. O que te proporciona mais disposição, mais facilidade em executar tarefas diárias e afasta para longe os sintomas da depressão. 

 

E se você quer começar hoje a viver uma vida com mais disposição e qualidade, clique no botão abaixo e veja como é possível ter a saúde e o corpo definido que você sempre sonhou. 

Agende sua consulta

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
CATEGORIAS
POSTS RECENTES